domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ainda sobre reprovação...

Boa tarde queridos!!
Estive um pouco distante do blog por conta de alguns imprevistos, mas hoje venho finalizar o post anterior em relação a temática das reprovações. Esse é um tema que tem sido muito discutido no âmbito educacional, e facilmente encontramos textos abordando tais discussões. Porém o que vemos acontecer na prática é a continuidade essa política que avalia e exclui. A educação tem passado por um momento que não prioriza a qualidade do ensino, o objetivo apenas é formar para adestrar, ou melhor, formar indivíduos aptos para mão de obra, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. As avaliações que deveriam ter um caráter metodológico, passa a ter um caráter político de controle e estatística, e todos aqueles que não se adequam a essa prática sofrem a "penalidade máxima", a reprovação. Reprovação essa que é um dos principais motivos de evasões, consolidando - se em exclusão.
Em conversa com alguns professores do Colégio Criarte, localizado no bairro de Piedade no Rio de Janeiro, pude perceber que muitos professores são contra aquilo que eles mesmo praticam, mas o fazem por determinações de um sistema que só pensa em avaliar, ou seja, o professor não possui autonomia para colocar em prática aquilo que acredita ser o certo. No geral, os professores são contra a reprovação nos anos iniciais, principalmente por acreditarem que o aluno aprende melhor quando esta junto com outros alunos de sua mesma faixa etária, e nos demais anos a reprovação acaba sendo necessária quando o aluno não consegue adquirir o mínimo de conhecimento necessário para seguir para série seguinte. Não tive oportunidade de conversar particularmente com algum aluno reprovado, mas de acordo com entrevistas feitas pelos meus colegas de aula, percebi que no geral os alunos repetentes possuem certo desconforto de falar sobre a questão.
Concluo que a temática ainda tem muito o que ser discutida, e ao meu ver, o principal impasse para os professores é a falta de autonomia que o Estado da para eles exercerem a prática que julgarem ser melhor para o processo de ensino aprendizagem do aluno, vivemos um momento de ápice das avaliações e creio que isso tenham que ser logo modificado.

E vocês companheiros de blog, concordam ou não com a reprovação ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário