sexta-feira, 7 de novembro de 2014

REPROVAÇÃO ???

Dando uma corrida para atualizar o blog e deixar vocês por dentro de tudo que anda sendo discutido em sala, no dia 29 de outubro não tivemos aula devido uma paralisação e o professor Ivan nos deixou em seu blog dois links de reportagens sobre reprovação para que fizessemos uma reflexão em cima dessa temática, e na aula passada que ocorreu no dia 5 de novembro a turma discutiu sobre esse tema.
As reportagens são essas dos links a seguir:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/repetencia-erro-se-repete-cada-ano-567983.shtml?page=1

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/repetencia-erro-se-repete-cada-ano-567983.shtml


O que pudemos perceber de acordo com essas reportagens e tudo que foi conversado em aula, que a reprovação não tem sido uma aliada para educação, e que sistemas de ensino que proíbem a reprovação possuem um rendimento melhor, de acordo com os exames nacionais. Essa temática diverge muito as opiniões, no sentido de que muitos condenam a reprovação e muitos defendem, e entre esses que defendem também há uma divergência, entre aqueles que acreditam na eficácia da reprovação em qualquer nível, e aqueles que acreditam na mesma a partir de determinado momento. De acordo com uma dessas reportagens, no Chile é possível reprovar a partir da 5ª série e, em Cingapura, a partir da 6ª. Agora no meu ponto de vista, acho que reprovar ou não, não é o ponto crucial, a questão é o olhar atento que o professor deve ter durante todo o ano nas possíveis dificuldades que os alunos possam apresentar, pois deixar para o final do ano diagnosticar algo, é o que ao meu ver faz com que inúmeros educandos venham chegar ao fracasso escolar. Se o professor fizer um acompanhamento durante todo o ano letivo, creio que as necessidades de reprovações serão quase inexistentes. E você, o que acha ??


No final da aula o professor pediu que analisássemos as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Município de Duque de Caxias, percebendo as alterações a partir de 2010, escolher uma escola específica para comparar seus dados com os do município e por fim pensar em sugestões que possam ser dadas para resolver essa questão da reprovação. Então a próxima postagem será com essas informações, aguardem.... Por hoje é só! Boa noite queridos ;)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário