terça-feira, 4 de novembro de 2014

Aula do dia 01/10

Bom gente, 
devido a correria do dia a dia estive um pouco afastada do blog, mas vou retomar algumas informações das aulas passadas para situar vocês em que "pé" andam nossas análises e discussões em sala de aula.
   No dia 1 de outubro tivemos a presença da Orientadora Pedagógica Claudia Lino, que trabalha na SME de Duque de Caxias. Ela de forma bastante clara nos situou um pouco na questão organizativa do trabalho escolar, não só por suas pesquisas, como também devido suas experiências na área. Abordou temas como alfabetização, alfabetização na idade certa, letramento, ciclo, rotinas e etc. 
   Ao meu ver, o ponto chave da palestra foi a abordagem da formação dos professores do segundo segmento, e a importância de uma formação continuada. Falou também da necessidade da participação de todos no processo educacional, e que as inquietudes, dúvidas e necessidades dos alunos devem sempre ser respeitadas e principalmente relevadas. O professor deve ser um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, orientando, oportunizando as diversas experiencias, facilitando em geral a construção de cidadães desses alunos. Ela nos trouxe exemplos, e como ate então, o assunto era as eleições 2014, ela exemplificou possibilidades de trabalhar nessa temática com as crianças e nos trouxe um texto chamado Eleição na Floresta, que facilmente pode ser trabalho com as crianças.
   A palestra da orientadora Claudia foi ótima, e me ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Se sentir vontade de saber mais da Claudia Lino, ou então tirar uma dúvida com ela, entre em contato com o e-mail: C_lino@terra.com.br.

Por hoje é só pessoal, em breve venho com mais postagens!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário